Friday, November 26, 2010

Escrita na paisagem

É já o sétimo festival Escrita na Paisagem que o projecto colecção B, dirigido por José Alberto Ferreira apresenta em três cidades diferentes: Arraiolos, Évora e Fundão. Segundo o director deste festival, “Escrever na paisagem é o gesto cultural mais continuada e aprofundadamente repetido pelo ser humano na sua relação com o território. (…) Sobrepõem-se ao longo do tempo narrativas, pontos de vista e marcas de actividades que são formas, espaços, pessoas e movimentos, ora presentes ora ausentes, constituindo o que pode pensar-se como um imenso arquivo geológico, mas também antropológico, político, cultural, performativo, ma exacta medida em que é dos homens, das suas opções de vida e das suas práticas culturais e performativas que resulta o que chamamos paisagem.”
Foi integrado neste festival que a companhia Philippe Genty apresentou um curso intensivo ao longo de duas semanas e que teve a sua apresentação final no dia 13 de Agosto. Neste curso os participantes foram introduzidos à linguagem visual da companhia. No trabalho final, Memória de uma Amnésia, os participantes manipularam objectos, marionetas, e exploraram as relações do próprio corpo com objectos do quotidiano, como tostas, candeeiros, grãos de café ou malas de viagem.
No exercício final os participantes actores começaram por descrever ilhas que ao longo da performance se vão diluindo, estabelecendo ligações entre os corpos. Os corpos estão espalhados ao longo do palco. Entra um marionetista que, armado de asas, conduz uma boneca. A boneca toca nos corpos espalhados, que despertam e ganham vida. Uma vida que os obriga a saírem da sua própria ilha, do seu isolamento e a relacionarem-se como o outro, a comunicar. Uma apresentação plena de significados simbólicos, de ligações entre os objectos, de exploração do corpo com o eu próprio e com o fora de si próprio. Um resultado excelente que aliou a qualidade de representação à entrega dos actores ao projecto.

No comments: